quinta-feira, 14 de abril de 2011

Corretivo

Batidinhas suaves para espalhar




Uma boa maquiagem começa pela uniformização da pele e, para isso, um corretivo adequado é fundamental. Capaz de amenizar olheiras de uma noite maldormida e disfarçar manchas, cicatrizes e espinhas, o cosmético deve estar na sua bolsa. Aplacar as imperfeições é com ele mesmo. Mas é preciso cuidado para não ressaltar o que, na verdade, você queria esconder.
"Aplique o corretivo aos poucos para não atingir uma aparência carregada. Passe camadinhas finas, conforme a necessidade, mas sempre com cuidado para não exagerar".
Fabricantes e alguns maquiadores, indicam que o corretivo deve ser o primeiro passo. Em alguns casos, podemos dispensar a base após a uniformização da cor, pois hoje em dia existem produtos com a função dupla de corretivo e base. Mas também há a ala de profissionais que aconselham o contrário. Na prática, faça o teste e veja com qual dos métodos sua pele se adapta melhor. (retire as impurezas da pele com o peeling de cristal).
Para encobrir marcas suaves, prefira base líquida. Para marcas fortes, utilize a compacta, que dá maior cobertura. Se passar a base antes, cuide para espalhar o cosmético delicadamente sobre a região com corretivo para não removê-lo. Pó facial também é indispensável para a finalização.
Ele faz o corretivo durar mais (sem tempo para maquiagem? Veja os prós e contras do tratamento defnitivo).

A cor certa

O ideal é ter à mão três nuances do corretivo: uma básica no tom da pele, outra levemente mais clara e a terceira um pouco mais escura. Para um efeito ainda melhor, vale apostar nos modernos corretivos coloridos eles disfarçam as cores mais fortes. Na dúvida, opte sempre pelo tom da sua pele, puxando para o amarelado. Veja abaixo, qual é o tipo mais indicado para cada caso.

Corretivo cremoso

O produto é o ideal para a área em torno dos olhos, para atenuar os microvazinhos nas laterais do nariz, linhas de expressão, regiões despigmentadas e sardas. Eles deslizam facilmente pela pele e evitam que se formem rachaduras na maquiagem.
Cremosos são ideais para olheiras
Cremosos são ideais para olheiras
Esse problema é comum principalmente dobrinhas das pálpebras e rugas. A vida corrida rende algumas olheiras, certo? Para disfarçá-las, coloque algumas gotinhas do corretivo nas pálpebras e depois espalhe dando leves batidas com os dedos.
Se você tem uma olheira avermelhada o primeiro corretivo a ser aplicado é o bege-acinzentado, um tom mais claro que sua pele.
Quando é uma olheira mais escura o ideal é que o corretivo seja um bege-amarelado. Mas se é meio esverdeada, o mais recomendado é um corretivo bege-avermelhado. Após essa "correção de cores", você deve aplicar um corretivo da cor de sua pele para uniformizar a maquiagem, um bom rímel realça qualquer olhar.

Corretivo líquido

Para atenuar sardas, cicatrizes e áreas do corpo sem pigmento (pessoas que sofrem com vitiligo e lupus, por exemplo), pingue gotas do cosmético em uma esponja macia e depois aplique no rosto ou corpo com suaves batidinhas.
As versões mais densas são recomendadas para manchas brancas (tom mais escuro) e marcas extensas (tom de pele), pois têm uma fixação maior. Em cicatrizes mais fundas, usa-se uma camada mais generosa e um tom mais claro que a pele. Os produtos mais diluídos são ideais para sardas (tom mais claro).
Nesses dois casos é importante ampliar a área de cobertura do corretivo até dois centímetros. Feito isso, deverá esfumar as bordas com a ponta dos dedos. Isso evitará que a região fique demarcada e mais evidente.

Corretivos mais secos

Geralmente em forma de bastão ou de lápis, são recomendados para peles acneicas. Nesse caso, corretivos oleosos podem reforçar o problema, pois obstruem os poros e favorecem o aparecimento de novas espinhas. Prefira aqueles que são oil-free (cuidados diários controlam a oleosidade e acabam com a acne)
Versões não oleosas disfarçam acne
Versões não oleosas disfarçam acne
Há opções que tem ação secativa, com ácido salicílico em sua composição, atuando duplamente, por esconder e evitar formação sebácea. Espinhas pedem uma camada sem exageros e um tom acima da pele para dar efeito de profundidade.
Aplique o corretivo com um pincel fino, achatado e de cerdas naturais sobre a área inflamada. Em seguida, friccione levemente com uma esponja macia para retirar excessos. Esfumace as bordas para deixar os limites imperceptíveis.

Corretivos coloridos

Seguem o princípio de mistura de cores para obter uma outra. Dessa forma, conseguem neutralizar a pigmentação da pele. Marcas avermelhadas, como acne, vasinhos e manchas (dermatologistas surpreendem com novo tratamento contra rugas e manchas) podem ser amenizadas, pedem a cor verde. Para disfarçar sinais arroxeados, como olheiras, cicatrizes e hematomas, use o tom amarelo. Para neutralizar manchas amareladas aplique o lilás.
Em todos os casos o resultado obtido é um tom de pele. Mas se a cor do corretivo ficar levemente evidente, finalize com uma camada de corretivo bege.
Corretivo
Uso do Corretivo
Nosso grande aliado da camuflagem de defeitos! Junto com a base faz papel fundamental na make pele.
Serve para camuflar olheiras, espinhas, manchas e dependendo do tom pode usá-lo tb na correção de nariz (passando um tom mais escuro nas laterais dele).

FUNDAMENTAL

CORRETIVO É SEMPRE DO MESMO TOM DA SUA PELE!!!
Muitos maquiadores, revistas e cursos ensinam que o corretivo deve ser um tom mais claro mais isso só faz vc ficar com cara de coala, ressaltar o que vc queria esconder e sair mal em fotos! Não é o que a gente quer...
A diferença fundamental entre corretivo e base é:
A base é como se fosse uma aquarela. Tem transparência e serve para uniformizar os tons da sua pele. Por isso vc espalha a base.
Corretivo é como se fosse um guache... é denso. É um produto de cobertura por isso vc deve depositá-lo onde quer esconder o defeito. Não se espalha, dá toquinhos com os dedos até que o acabamento fique igualado e bonito.
Recomendamos o CORRETIVO LÍQUIDO. Dá efeito mais natural, mais fácil de aplicar e não "quebra" embaixo dos seus olhos quando vc sorri. Ele vem em bisnaguinhas ou nessas embalagens parecidas com a de gloss (como na foto). Os melhores.
Para comprar qualquer produto de pele deve testar no rosto mesmo. Nada de testar na mão, nos dedos, punho... o sol bate diferente dando outra coloração. Por isso quando sair para comprar o trio base, corretivo e pó vá sem maquiagem, ok? ;-)
Pode aplicar com pincel ou com os dedos (geralmente o dedo do anel que oferece menos força no rosto).

IMPORTANTE

Um erro básico que todo mundo comete: Aplicar corretivo em toda parte inferior dos olhos. Errado!!! Corretivo vai somente na parte ESCURA da olheira, exatamente onde vc quer que ela se iguale com o tom restante. Se aplicar na região total a diferença de cor continuará...
Para espinhas a aplicação é pontual. Passe bem em cima dela e toque várias vezes com os dedos até que a cor fique bacana.
Atenção: Sem excessos!! Senão fica parecendo uma massa corrida nos olhos! Tem defeitos que não dá para tirar 100% mas se vc conseguir amenizá-los 60% tá ótimo!!!
Para peles maduras importante que a região esteja bem hidratada antes por isso antes de começar a make passe um pouco de hidratante para os olhos.
A ordem dos fatores é: BASE + CORRETIVO + PÓ. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário